Fela Kuti

Publicado: 24 de junho de 2011 por suelen06 em Nigéria

 

Fela Kuti, o pai do afrobeat, se tornou uma legenda mundial, tanto por seu talento musical, sua incrivel energia no palco, seu estilo musical inovador, como por sua trajetoria politica, sua vida escandalosa, sua luta contra a corrupção, seu uso da musica como uma arma.

Nascido em Abeokuta, na Nigeria, numa familia de classe media, Fela Kuti começa a tocar em Londres, aonde tinha ido em 1958 para estudar medicina.

Mas é em 1963, durante uma estada nos Estados Unidos, que ele discobre sua identidade africana atravès da ativista Sandra Smith e do movimento Black Power.

De volta ao Nigeria, ele vai desenvolver um estilo novo, mistura de jazz, soul, juju e high-life, o famoso afrobeat.

Ele muda tambem seu nome para Fela Anikulapo (“aquele que carrega a morte no bolso”) Kuti, revendicando a sua africanidade.

Fela criou tambem sua propria república, a República Kalakuta, que foi muitas vezes assaltada pelos militares, sobre as ordens de um governo corrupto que não gostava dos seus textos engajados e de denuncia e da sua maneira livre de viver.

Fela e suas numerosas mulheres foram varias vezes atacados pelas forças armadas da Nigeria, o que nunca impediu ele de continuar sua luta.

Mundialmente conhecido, Fela sempre viveu simplesmente, em Lagos. Ele morreu de Aids em 1997 e deixou uma enorme herança, o afrobeat, reproduzido por varios grupos, inclusive dois dos seus filhos, Femi e Seun, com muito talento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s