Miriam Makeba

Publicado: 15 de agosto de 2011 por suelen06 em Africa do Sul

Myriam Makeba, tambem chamada Mama Afrika é, ainda hoje, um dos maiores ícones da musica africana através do mundo e o grande símbolo da luta contra a apartheid.
Nascida em Johannesburg em 1932 num meio pobre, Myriam Makeba perdeu seu pai com apenas 5 anos. Ela trabalhou como baba e como lavadora de taxi antes de começar a cantar no grupo the Manhattan Brothers e alcançar rapidamente o sucesso. A consagração vem com seu sucesso planetário Pata Pata, musica escrita em 1956 e gravada em 1962.
Desde o inicio, usou sua fama para denunciar a apartheid.
Em 1959, o governo sul-africano retirou sua nacionalidade por causa da sua participação ao filme “Come back to Africa”, o que condena Myriam Makeba a um exilio que vai durar 31 anos, em vários países, Estados-Unidos (donde ela é expulsa por causa das suas ligações com os Black Panters) , Guine, Europa, Argélia… Só voltou na Africa do Sul na libertação do Nelson Mandela.
A grande voz da luta anti-apartheid , primeira mulher negra a ganhar um Grammy Awards , em 1965, com o álbum “Na evening with Harry Belafonte and Myriam Makeba”, faleceu em 2008 depois de um show de apoio ao Roberto Saviano, cineasta ameaçado de morte pela máfia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s