Youssou N’Dour

Publicado: 15 de agosto de 2011 por suelen06 em Senegal

O senegales Youssou N’Dour nasceu em 1959 em Dakar de um pai operario e de uma mae “griotte”, esses contadores tradicionais tão importante na transmissão da cultural oral na Africa ocidental. Desde pequeno ele acompanha sua avó nas ceremonias. Sempre preferiu a musica aos estudos, mas seus pais não querem saber dessa vocação artistica. Apaixonado pelo teatro, ele integra, com apenas 11 anos, a companhia Sine dramatique, e 2 anos depois, entra no grupo Diamono. O adolescente ja é notado quando ele canta uma homenagem a Papa Samba Diop, leader do Star Band de Dakar, grande sucesso que vai o obrigar a ter uma explicação com seus pais que autorizam finalmente o filho a se inscrever no Instituto das artes de Dakar.
Em 1975, Youssou integra o reputado clube Miami, aonde ele vai encontrar El Hadj Faye, com quem ele vai criar o grupo L´étoile de Dakar (a estrela de Dakar). A primeira gravação deles, Xalis, encontra um enorme sucesso no Senegal.
Em 1981, é a separação com o Etoile de Dakar e a criação do Super Etoile de Dakar, um fenomenal sucesso no Senegal, grupo numero 1 do Mbalax.
Super estrela no continente africano, Youssou Ndour vai fazer sua primeira turné em 1984. Ele lança seu primeiro album destinado ao mercado internacional em 1989, The lion, e em 1994, é a consagração mundial, com a musica Seven second, interpretada com a cantora Nenê Cherry.
Se Youssou Ndour é a estrela do Mbalax, ele tambem gosta de explorar outros estilos, como foi o caso no album Egypt, lançado em 2004 e vencedor do prestigioso premio Grammy Awards em 2005.
Alem da sua voz extraordinaria e da sua vitalidade no palco, Youssou Ndour se caracteriza tambem por seu engajamento. Ele participa de varias organizações e desenvolve muitos negocios em Dakar como, entre outros, um estudio de gravação para ajudar os jovens cantores senegaleses e uma empresa de micro-credito.
Geralmente considerado como o embaixador da Àfrica, Youssou Ndour é certamente um dos cantores africanos contemporaneos mais famosos do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s