Ngola Ritmos

Publicado: 19 de setembro de 2011 por suelen06 em Angola

O grupo musical angolano Ngola Ritmos surgiu em 1947 por iniciativa do guitarrista Liceu Vieira Dias e de Nino N’dongo. O objetivo do grupo era preservar a cultura angolana e afirmar a identidade nacional numa tentativa de reação à imposição colonialista que rejeitava todas as manifestações culturais tradicionais. Deste modo, cantavam canções na sua maioria de origem popular, em kimbundu, com a intenção de elevar a cultura dos seus antepassados e de estabelecer uma relação entre o campo e a cidade.

Em 1959, Liceu Vieira Dias, Amadeu Amorim e Zé Maria dos Santos, juntamente com outros 50 nacionalistas angolanos, foram presos, acusados de conspiração contra as autoridades coloniais portuguesas. Apesar do contratempo, Ngola Ritmos continuou o seu percurso, com a força de Nino N’dongo. Entraram novos elementos, como Zé Cordeiro, Gégé e Xodó e o grupo foi até Lisboa, onde gravaram dois discos.

comentários
  1. Grandes tempos em que o ritímo e a poesia falavam pelo povo em nome do povo, para a libertação da opressão colonialista, Tio Liceu, Kota Xodó, Belita Palma e Kota Lurdes. Deus os tenha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s