Nascido em 1956 na medina de Dakar, numa família polígama, ele foge de casa com 13 anos para escapar dos mal tratamentos da sua madrasta. Apaixonado com futebol, seu sonho é se tornar um dia um grande jogador, mas o encontro com Baïla Diagne vai mudar essa trajetória… Procurando um cantor para seu grupo Kadd Orchestra, ele escolha o jovem Omar Pène, que vai então se tornar uma das maiores vozes do Senegal e do continente africano. Vencedor de uma kora de ouro em 1998, na Africa do Sul, Omar Pène é uma verdadeira lenda. Com seu grupo Super Diamono, Omar Péné divide sua carreira entre o seu publico senegalês, que ele nunca esquece, e um publico internacional, levando seu cool mbalax sempre modernizado pelo mundo.
Cantor engajado, Omar Pène se preocupe sempre com seu povo, seus textos falam do dia-dia senegalês, o amor, as dificuldades provocadas pela poligamia, os problemas econômicos e sociais, a corrupção…
Num show especial que ele produziu em conjunto com músicos de rap de vários países da Africa, ele exorta os jovens a não fugir nas “barcas da morte” e, sim, a construir seu futuro no continente africano.