Ramiro Naka

Publicado: 22 de setembro de 2011 por stephanie100africa em Guiné-Bissau

Definindo-se como “Afro-latino”, Ramiro Naka soube explorar a riqueza cultural do mundo musical. Casando sem complexo os ritmos africanos (que constituem o âmago das suas musicas) com o fado, o samba, a salsa e a rumba, Ramiro deu ao Gumbé nacional um lugar de destaque na cena internacional. O seu à vontade, o seu humor e a cumplicidade que consegue de imediato estabelecer com o publico dão um sabor de magia à sua atuação.
Nascido numa pequena cidade de pescadores, na região de Geba, na Guiné-Bissau, Naka ganhou seu nome que significa “Ele é seu” para conjurar o azar que matava todos os filhos da sua mãe.
Passou sua infância viajando pelo pais, conhecendo assim vários costumes, varias línguas, varias musicas… Segundo a tradição, a adolescência do Naka foi marcada pelo rito iniciatico do FANADO, passagem entre a infância e a idade adulta, que consista em passar varias semanas na floresta com os anciões que ensinam, entre outras coisas, a musica e o canto…
Na volta da floresta uma festa foi organizada e sua voz carismática foi remarcada por uma radio. Começa então sua historia de amor com a musica, que o levara até Lisboa e Paris, aonde ele começa se apresentando no metro. Mas o metro parisiense foi só uma etapa, logo ele vai se viajar pela Europa e pela Africa ocidental, antes de participar de um festival na sua Guiné-Bissau natal, aclamado por todos.
Radicado em Paris, Naka continua se apresentado com frequência na sua amada Guine-Bissau.
Musico de talento, Naka é também um ator de cinema carismático, especialmente com filme Po de Sangui, que fiz parte da seleção oficial do festival de Cannes, e aonde ele interpreta o papel principal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s