Richard Bona

Publicado: 28 de setembro de 2011 por stephanie100africa em Camarões

Nascido em Minta em 1967 numa familia de musicos, Richard Bona começa a se iniciar ao balafon com apenas 4 anos. Com 5 anos, ele ja toca na igreja da sua cidade. Vindo de um meio muito pobre, ele mesmo fabrica seus instrumentos.
Com 11 anos, Bona começa o violão, e em 1980 ele cria seu primeiro orquestra para um clube de jazz de Douala. E nesse clube que Bona descobre o jazz e resolve tocar baixo.
Com 22 anos, Bona se instala na Alemanha, e em seguida na França, aonde toca em vários clubes de jazz ao lado de nomes como Salif Keita ou Manu Dibango, entre outros.
Sem autorização de ficar na França, Bona volta pro Camarões em 1995, mas Harry Belafonte o convida para integrar seu orquestra e Bona se instala então em Nova-York nos Estados Unidos. Là, ele toca com nomes como Pat Metheny, Mike Stern ou Larry Coryell…
Alem das suas inúmeras colaborações, Richard Bona desenvolve também um trabalho pessoal e lançou vários discos solo, o ultimo em 2009, The Tem Shades Of Blues.
Baixista reconhecido mundialmente, Richard Bona é também um cantor, autor e compositor importante do palco internacional.

comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s