Lançamento: “La nuit à Fébé”, novo album da Sally Nyolo

Publicado: 3 de outubro de 2011 por stephanie100africa em Camarões

“La nuit à Fébé” (a noite em Fébé) é o sexto álbum da cantora camaronesa Sally Nyolo.
Se Sally chegou à França com 12 anos de idade – “a idade da passagem” como ela diz-, ela nunca esqueceu sua língua materna, o eton. Nas suas musicas, Sally canta tanto em eton quanto em francês e, um pouco menos, em inglês, a segunda língua oficial do Camarões.
O monte Fébé é a mais majestosa e a mais bucólicas das 7 colinas de Yaoundé, a capital do Camarões. E foi lá, nesse meio onde se encontram o clima urbano mais turbulento e uma paisagem silvestre evocadora de sua infância, que Sally instalou seu estúdio de gravação, onde foi gravado esse álbum, lançado hoje, dia 3 de novembro, em Paris.
Nesse álbum, Sally privilegia o som do balafon, instrumento de predileção dos béti, instrumento da floresta, da madeira, dominante neste álbum. O bikutsi também é presente, com seu ritmo trepidante em 6/8, sem esquecer os ritmos pigmeus, com os quais Sally tem uma velha afinidade, e as raízes do norte do Camarões, na musica “Ngoulaï”.
Descubram aqui o clipe da musica “Toi et moi”, hino da diversidade e da mestiçagem, misturando de maneira original violoncelo, flauta e ritmo reggae com os sons da floresta…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s