Sia Tolno, novo disco

Publicado: 21 de outubro de 2011 por stephanie100africa em Guiné

A nova musica guineense
Sia Tolno acabou de sair seu novo álbum, My Life, com um estilo vulcânico.
Se Sia considera que a musica é sua vida e sua vida é a musica, a vida da cantora, que ganhou um Djembé de ouro em 2002, não foi sempre fácil não. Criança, no Sierra Leone aonde passou parte da sua infancia, ela recebe uma educação extremamente rígida de um pai professor bastante severo e pouco interessado pelas artes. Descoberta na escola, ela é escolhida, com 14 anos, para cantar a capela o hino do Sierra Leone durante uma visita oficial. E sua primeira experiência com o microfone…
A guerra civil no Sierra Leone mudou sua visão do mundo e da existência e a puxa cada vez mais a se refugiar na musica, a musica “apesa”.
Formada na escola dos “cabarés” de Conakry, essa experiência a construí, como ela mesmo reconhece.
Em 2008, a cantora que vende oleo vermelho na Gambia ou seca peixes para sobreviver resolve se inscrever no jogo pan-africano Africastar, normalmente destinado a artistas mais jovens. Sua prestação chama a atenção do publico, e especialmente do grande musico guineense Pierre Akendengué, que fica encantado. Ele a apresenta ao José Da Silva, produtor de Césaria Evora, que confia os arranjos do disco a Manfila Kanté, parceiro de longa data do Salif Keita e grande nome da musica tradicional mandingue. O álbum Eh Sanga parece em 2009 é muito lindo, mas ela não se reconhece bem nesse disco muito impregnado de cultura mandingue, ela que tem origens no sul oriental da Guine, do pais Kissi, uma região com outras influencias…
No estúdio do guineense Mory Kanté, Sai Tolno trabalhou desta vez com o musico Mamadou Camara, veterano do Orquestro do Kaloum Star, que também passou parte da sua vida no Sierra Leone e que tem assim uma boa compreensão da cantora, do seu universo e da sua vida.
Cantado em pidgin, a língua usada pelo mestre Fela Kuti, My Life é um álbum variado e enérgico, no cruzamento de vários estilos musicas.
Uma estrela nasceu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s