Djelimady Tounkara

Publicado: 6 de dezembro de 2011 por stephanie100africa em Mali

Djelimady Tounkara é um dos maiores violonistas do continente africano. Compositor, musico excepcional, Djelimady tem a musica no sangue, ele que vem de uma família de griots, esses músicos e contadores tradicionais tão importantes na África ocidental. Nascido em Kita, ele se forma primeiro no djembe e no ngoni.
Nos anos 60, o jovem Djelimady se muda para a capital Bamako, aonde começa uma carreira de alfaiate, rapidamente abandonada para a carreira de musico. Integra então o Orchestre National como guitarrista rítmico, uma honra para um jovem musico. Mas é o encontro com o Rail Band de Bamako, por aonde fizeram também seus primeiros passos lendas como Salif Keïta ou Mory Kanté que vai fazer dele uma estrela. Animando as noites do Buffet Hotel de la gare de Bamako, o grupo foi fundamental na historia da musica malinês, revigorando a musica tradicional bambara e soninké, a misturando com ritmos afro-cubanos ou funk.
Em 2001, Djelimady vence o premio BBC Radio 3 music award na categoria World Music-Africa com seu primeiro álbum solo Sigui. Depois de mais de 30 anos de guitarra elétrica, esse álbum acústico representa também uma volta as raízes.
Com um estilo elegante e dançante, Djelimady Toukara consegue modernizar os ritmos tradicionais, usando seu violão para reproduzir os sons dos instrumentos mais tradicionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s