Cesaria Evora: a diva dos pés descalços morreu

Publicado: 19 de dezembro de 2011 por stephanie100africa em Cabo Verde


A diva aos pés descalços morreu este sábado, dia 17 de dezembro, aos 70 anos. Ela já tinha se despedido dos palcos em setembro. O governo do Cabo-Verde decretou um luto nacional de 48 horas para homenagear a cantora, que o presidente do arquipélago, José Carlos Fonseca, considera como uma das referencias maiores da cultura do cabo-Verde, enquanto o primeiro ministro, José Maria Neves, estima que Cesaria Evora nunca morrera, porque é uma ícone e uma estrela nunca morre.
A cantora que começou sua carreira muito cedo, cantando nos bares para alguns escudos e copos de alcool, canta o sofrimento, a tristeza e a melancolia de um pais feito de praias, de sal e de exilio (naquela epoca, a metade da população do capo-verde vivia em exilio). Apesar da independencia em 1975, seu dia dia continua a miseria e o alcool. Cesaria vai então parar de cantar durante 10 anos.
E o encontro, no fim dos anos 80, com José da Silva, que vai dar uma revirvolta a sua carreira e a sua vida. Cesaria ja tem 50 anos. Acreditando no talento e no potencial da cantora, José vai produzir dois discos da cantora que vão ficar confidenciais, e finalmente um terceiro, um album acustico, Miss Perfumado, em 1992, o disco que vai fazer da Cesaria uma icone internacional, uma lenda, levando sua morna e suas coladeiras pelo mundo.
Vencedora em 2004 de um Gramy Awards e de uma Victoire de la Musique, Cesaria Evora ficara para sempre a grande embaixadora da morna cabo-verdiana que ela fiz conhecer no mundo inteiro, e uma das grandes vozes da musica africana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s