A resistencia do rap senegales

Publicado: 30 de janeiro de 2012 por stephanie100africa em # África, Senegal

Nosso post de hoje é dedicado aos acontecimentos atuais no Senegal. Apesar das denuncias da oposição, o velho presidente senegalês, Abdoulaye Wade viu sua candidatura a presidente confirmada pelo conselho constitucional, enquanto a candidatura do cantor Youssou N´Dour foi recusada pelo mesmo conselho, ao motivo que ele não teria o numero suficiente de assinaturas…
Abdoulaye Wade conseguiu assim fazer aprovar pelo conselho constitucional sua terceira candidatura a presidente, apesar da constituição limitar em 2 mandatos, o que leva a oposição a falar de um “golpe constitucional”.
Essa decisão do conselho constitucional senegalês, integralmente nomeado pelo presidente, foi anunciada na sexta feira, o que provocou uma reação da oposição e uma seria de manifestações violentas em Dakar. O presidente do movimento de oposição M23 e secretario geral da RADDHO, Encontro africano de defesa dos direitos humanos, foi apreendido e ainda continua preso. A decisão do conselho foi confirmada hoje, o que certas mídias consideram como um recuo da democracia no Senegal, considerado até agora como um modelo de democracia no continente.
Na frente da contestação, muitos artistas de rap, especialmente o cantor Thiat, porta-voz do movimento Y en a marre (poderíamos traduzir em português: estamos fartos!)… Desemprego, crise econômica, enriquecimento das elites politicas, … Tantos problemas que Thiat e seu grupo Keurgui denunciam, também, nas suas musicas, incentivando os jovens a participarem da vida politica, indo votar, por exemplo… …
E assim que, em junho, o coletivo Y en a marre consigui impedir uma reforma da constituição que ia permitir ao presidente Wade com muito poucos votos. … O coletivo organizou também uma seria de shows para incentivar os jovens a se inscrever nas listas eleitorais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s