Jupiter e Okwess International a soul do gueto de Kinshasa à conquista do mundo

Publicado: 10 de fevereiro de 2012 por stephanie100africa em Congo kinshasa
Tags:, , , ,

O artista congolês Jupiter Bokondji, líder do grupo Okwess International, lança, aos 50 anos, seu primeiro CD, “Hotel Univers”, depois de mais de trinta anos de sobrevivência no gueto. Descoberto em 2006 pelo publico internacional graças ao documentário “Jupiter´s Dance”, realizado pelos franceses Florent de la Tullaye e Renaud Barret, Jupiter Bokondji é o herói do seu bairro, o gueto de Lemba, aonde ele é também chamado o “general rebelde”. Falando de Lemba, o artista que muitos no mercado da world music já consideram como a revelação do ano 2012, falava no filme: “20 anos que eu tento sair minha musica do gueto”:

Se muitos artistas congoleses escolheram de fugir da RDC, destruída pela corrupção e pelas guerras, Jupiter resolveu ficar, ele que passou parte da sua infância na Alemanha aonde seu pai diplomata foi nomeado nos anos 70. E forte dessa experiência de exilio que ele voltou nos anos 80 em Kinshasa e descobriu a diversidade musical do Congo. Jupiter cria então um estilo musical inovador, uma musica de “pesquisa” segundo ele, o “bofenia rock”.

Jupiter e seu grupo Orkwess International tem um estilo próprio, inovador, urbano, um estilo que canta a cidade de Kinshasa e que valoriza a riqueza musical da RDC, um pais que, como Jupiter gosta de lembrar, tem mais de 450 etnias.

Carismático, Jupiter, grande conhecedor das musicas congolesas, transmete sua sabedoria para as jovens gerações, os “pequenos Jupiter” como ele chama eles, incentivando assim a preservação e o renascimento do patrimônio musical congolês, que ele considera como a fonte de todas as musicas do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s