Bonga

Publicado: 17 de fevereiro de 2012 por stephanie100africa em Angola

Nascido em 1942 em Kipiri, José Adelino Barceló de Carvalho passou a sua infância em bairros populares como os Coqueiros ou o Bairro operário, esses musseques que foram tão importantes na preservação da musica tradicional angolana e na emergência de vários grupos de protesto e de defesa da cultura angolana na época da colonização e da marginalização desses estilos. E é justamente no musseque de Marçal que o futuro Bonga funda seu primeiro grupo, o “Kisseia”.
Campeão de atletismo, em 1966 ele é convidado para praticar em Lisboa. Nacionalista, ele usa seu estatuto e sua liberdade de movimento de esportista para transmitir mensagens entre angolanos lutando pela independência. Por isso, Bonga é obrigado a fugir para Holanda, fugindo do regime fascista e colonialista do português Salazar.
E na Holanda que ele passa a se chamar de Bonga Kuenda, ato simbólico de africanização do seu nome, e lança seu primeiro disco, Angola 72, que foi proibido em Portugal e Angola visto seu caráter politico:

Em 1974, ano da independência de Angola, Bonga lança o disco Angola 74. Bonga foi também, neste disco, o primeiro interprete da famosa musica Sodade que, anos depois, a cabo-verdiana Cesaria Evora levou a consagração mundial:

Considerado o embaixador da musica angolana, Bonga mora atualmente em Portugal.


Bonga acabou de lançar seu ultimo album,o trigêsimo da sua carreira, um álbum acustico interpretado em Kimbangu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s