Nascido em 1942 em Kipiri, José Adelino Barceló de Carvalho passou a sua infância em bairros populares como os Coqueiros ou o Bairro operário, esses musseques que foram tão importantes na preservação da musica tradicional angolana e na emergência de vários grupos de protesto e de defesa da cultura angolana na época da colonização e da marginalização desses estilos. E é justamente no musseque de Marçal que o futuro Bonga funda seu primeiro grupo, o “Kisseia”.
Campeão de atletismo, em 1966 ele é convidado para praticar em Lisboa. Nacionalista, ele usa seu estatuto e sua liberdade de movimento de esportista para transmitir mensagens entre angolanos lutando pela independência. Por isso, Bonga é obrigado a fugir para Holanda, fugindo do regime fascista e colonialista do português Salazar.
E na Holanda que ele passa a se chamar de Bonga Kuenda, ato simbólico de africanização do seu nome, e lança seu primeiro disco, Angola 72, que foi proibido em Portugal e Angola visto seu caráter politico:
Em 1974, ano da independência de Angola, Bonga lança o disco Angola 74. Bonga foi também, neste disco, o primeiro interprete da famosa musica Sodade que, anos depois, a cabo-verdiana Cesaria Evora levou a consagração mundial:
Considerado o embaixador da musica angolana, Bonga mora atualmente em Portugal.
Bonga acabou de lançar seu ultimo album,o trigêsimo da sua carreira, um álbum acustico interpretado em Kimbangu.
0