Oumou Sangaré, a rainha do Wassoulou

Publicado: 11 de abril de 2012 por stephanie100africa em Mali

Nascida em Bamako de uma família da nobreza peul originaria do Wassoulou, região do sul do rio Niger, Oumou Sangaré cantou pela primeira vez em publico com apenas 5 anos, na frente de 3800 pessoas, na final de um concurso infantil local. Quando o pai abandona a família, a jovem Oumou se sente obrigada a sustentar a família e começa a cantar para ajudar sua mae a manter a família.
Na adolescência, Oumou Sangaré integra o grupo tradicional Djoliba percussions com quem viaja numa turnê por vários países. Na volta, vai seguir o ensinamento do mestre Amadou Ba Guindo com quem ela vai se formar durante 3 anos, antes de se tornar, a partir de 1990 e do lançamento do seu álbum Mossoulou, uma das grandes vozes femininas da Africa ocidental, e o disco mais vendido com 220 000 Álbuns vendidos vendidos (sem contar os piratas). Um ano depois, o grande Ali Farka Touré a apresenta a Nick Gold, do labelo inglês World Circuit que lança o álbum no mercado mundial.
Hoje em dia, a voz de Oumou Sangaré e seu estilo, o wossoulou, de qual se tornou a embaixadora, sobrevoam todas as fronteiras, todos os continentes.
Cantora engajada pela causa das mulheres e especialmente contra a poligamia e os casamentos forçados, Oumou Sangaré é também uma grande business woman, proprietária de varias empresas, de um hotel, e deu até seu nome a um carro chinês, o Oum Sang.
Voz encantadora, mulher com forte personalidade, Oumou Sangaré é definida pelo cantor Senegal Youssou N´Dour como “Uma voz muito importante da África e a própria encarnação da mulher africana do século XXI.”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s