Programa dedicado à cultura oral (18/04/2012)

Publicado: 19 de abril de 2012 por stephanie100africa em # África, Conexão Africa 100.1FM


A lenda conta que dois irmãos estavam caminhando quando o mais jovem sentou e pediu pro outro continuar sozinho, pois ele estava morrendo de fome. O irmão mais velho continuou, fingindo que estava obedecendo e, uma vez fora de vista, cortou um pedaço da sua coxa, voltou e ofereceu o pedaço de carne para seu irmão faminto. O mais jovem levantou e os dois continuaram então seu caminho através da floresta. Chegando à aldeia seguinte, o mais jovem percebeu a mancha de sangue na coxa do seu irmão, que então confessou seu ato. O irmão mais jovem declarou então: “Você me salvou da morte e, para isso, você não hesitou a cortar na sua coxa e a me dar um pedaço da sua própria carne. A partir de agora, eu me chamarei Diéli, seu servidor, e todos meus descendentes serão seus servidores”. E assim que nasceu o ancestral dos gritos, o Diéli, palavra que ainda designa o griot nos Foulas de Guiné e nos Bambaras do Mali. (Francis Bebey, Musique de l´Afrique)
Esse programa aborda a questão da cultura oral no continente africano, com focus sobre a figura do “griot” e sobre o trabalho de resgate desenvolvido pelo escritor maliense Amadou Hampaté Bâ.
Figura central da cultura oral nas sociedades tradicionais da África ocidental, o griot, diéli, gawlo, etc… é o detentor da palavra e da memoria coletiva. Contador, músico e cantor, genealogista, verdadeiro livro, admirado e temido no mesmo tempo.
Amadou Hampaté Bâ consagrou sua vida ao resgate da cultura oral e ao seu reconhecimento como fonte de historia. Ele insiste sobre a importância da transmissão oral dos saberes a todos os níveis da sociedade, entre os anciões, os detentores de saberes, e os mais jovens. Ele mostra também como os colonizadores quebraram essa transmissão.
O programa acaba com uma cronica do Marcelo sobre a cantora de reggae Dezarie originaria das Ilhas Virgens Americanas.
Assistam o programa: Cultura oral 18 04 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s