A cena Hip Hop de Kinshasa

Publicado: 24 de agosto de 2012 por stephanie100africa em # África, Conexão Africa 100.1FM, Congo kinshasa
Tags:, , , , , , , ,

Esse programa é excepcional porque, pela primeira vez, Conexão África faz uma parceria com um jornalista de Kinshasa (Republica Democrática do Congo), e não qualquer um, o Narsix, especialista do rap e das culturas urbanas, um dos apresentadores de radio e TV favoritos dos congoleses. Jornalista, produtor, Narsix esta também lançando um site de venda de musica online: http://www.baziks.net, para incentivar o mercado do Hip Hop na RDC, que encontra dificuldades para se produzir. Mas como nos contou o Narsix, os rappers congoleses são verdadeiros guerreiros, se sacrificando para financiar um disco ou um clip… E podendo contar com alguns irmãos mais experientes, como o Lexxus Legal, leader dos PNB, agora com uma carreira solo, e diretor Artísitico do Racine Alternative.
Um programa, então, preparado entre Rio e Kinshasa, uma parceria entre Narsix e Stéphanie, uma viagem que leva a gente aos inicios do Hip Hop em Kinshasa, a sua “pre-historia” também, Narsix lembrando que o Zaïre de Mobutu acolheu o “combate do século” entre Mohammed Ali e Georges Foreman, mas também um grande festival de musicas negras, com estrelas dos Estados Unidos e do Zaïre, o Soul Power Zaïre 74. Esse festival introduziu essas musicas, que passaram a tocar na única televisão, que tinha acabado de ganhar suas cores, e isso influenciou toda uma geração, essa dupla herança cultural, entre musica norte americana e Rumba congolesa…
Descobrem aqui o rap de Kinshasa, ou pelo menos alguns dos seus grupos:
conexao africa 22 8

Mais informações: http://www.baziks.net
Agradecimento especial para Stéphanie Suffren, que me apresentou Narsix e me deu muitas informações, e que teve um papel fundamental no incentivo da cultura Hip Hop em Kinsaha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s