Mamani Keïta a voz rebelde da musica mandinga.

Publicado: 26 de setembro de 2012 por stephanie100africa em Mali
Tags:, , , , ,


Nascida em Bamako, Mamani foi criada por sua avó, uma curandeira tradicional que ela acompanhava e observava enquanto cuidava dos outros com seus búzios e suas seus cantos. A menina cantava enquanto ia pegar agua no poço, e sua avó falou então: “essa menina vai ter uma vida de aventura”. Logo dito, logo feito: Mamani se inscreve no concurso bienal de musica de Bamako, ganha, e integra como corista no prestigioso orquestra Badema Nacional de Bamako, aonde canta também Kassémady Diabaté, uma das mais puras vozes da África ocidental. Com apenas 17 anos, Mamani é engajada por Salif Keïta, que ela acompanha em turnê pela Europa. E assim que a cantora chegou à França, onde ficou 7 anos sem papeis, sem falar uma palavra de francês no inicio e, muitas vezes, em condições de subsistência extremamente difíceis.
Em 2002, Mamani grava seu primeiro disco “Electro Bamako”, que mistura sua linda voz e seu canto em bambara com as sonoridades electros so DJ e produtor Marc Minelli.
Em 2006, novo encontro, novo disco, novas mistura: é o álbum “Yelema”, realizado com a cumplicidade do arranjador e multi-instrumentista Nicolas Repac.

Colaboração que se prolonga no terceiro disco da Mamani, “Gagner l´argent français”, que evoca as dificuldades da emigração, dificuldades que Mamani conhece profundamente.
Esse terceiro disco mistura rock, dub, afrobeat,… Instrumentos tradicionais mandingas conversam com samples, instrumentos chineses ou klezmer, etc…
Cantando geralmente em bambara, Mamani aborda temas da sua terra natal: a honra, o amor, o respeito do outro, a harmonia….
A voz de Mamani, sobre qual Nicolas Repac diz ainda não saber se pertence a “uma menina de 16 anos ou a uma mulher de 80”, ambígua, entre ancestralidade e juventude, fascina sem duvida!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s