Grand Kalle, o revolucionário da musica congolesa

Publicado: 24 de outubro de 2012 por stephanie100africa em Congo kinshasa
Tags:, , , , , ,


Joseph Kabasele alias Grand Kalle, é considerado como um dos pais da musica moderna africana.
Nascido em 1930 na cidade portuária de Matadi, ele cresce em Kinshasa aonde é escolarizado. A música sempre foi presente na sua vida. Criança, ele canta no coral da paroquia, e com 19 anos, passa a se dedicar integralmente a musica, animando festas mortuárias ou sessões publicas, até integrar o Orquestra OTC de Georges Doula, aonde lança seus primeiros sucessos, como Chérie Loboga ou Para Fifi.

Em 1953, Kabasele cria a orquestra African Jazz, com qual ele vai revolucionar a música congolesa. Aliando a rumba congolesa com a música cubana e introduzindo instrumentos como tumbas, trompetes e instrumentos elétricos, Kabasele, Kabasele e seu grupo alcançam um grande sucesso no Congo e no continente africano. Cantor, compositor, chefe de orquestra, Kabasele abre tambem, em 1960, seu próprio label, Surboum African Jazz, verdadeiro trampolim para jovens músicos congolês.
E nesse ano também que Grand Kalle lança seu Indépendance Cha-Cha, o hino da independência congolesa e considerado também o hino de todas as independências africanas. Kabasele é convidado a participar, em Bruxelles, da Mesa redonda das negociações para a independência do ex-Congo belgo. E lá, ao vivo, que ele cria essa musica, certamente o primeiro sucesso pan-africano da historia, a música que anuncia a todo um povo sua independência:

Uma musica muitas vezes remixada, como nessa versão do rapper belgo-congoles Baloji:

Lumumbista, engajado para a paz e a unidade do continente, Kabasele se exila para a França depois do assassinato de Patrice Lumumba. Em Paris, ele tenta lançar uma nova orquestra, a orquestra African Team, com músicos de talento como o camaronês Manu Dibango, mas sem sucesso… Começa então uma vida de errância, na Europa e no continente africano. Ele volta finalmente em Kinshasa aonde morre em 1983, com 52 anos.
Pioneiro da musica moderna africana, o nome do Grand Kalle será também, para sempre, ligado a historia das independências africanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s