Sory Kandia Kouyaté, a voz de ouro do Mandé

Publicado: 28 de agosto de 2013 por stephanie100africa em Guiné
Tags:, , , , , ,

sory-kandia-kouyate
Descendente de Balla Fasséké Kouyaté, ilustre griot de Soundjata Keïta, fundador do império do Mali no século XIII, Sory Kandia Kouyaté foi iniciado muito cedo por seu pai às artes do canto, do koni, e a historia da África.
Nascido em 1933 em Manta, Kandia tem apenas 2 anos quando sua mãe falece. Anos depois, ele consagra a emocionante musica N´nah a ela.
Com apenas 13 anos, Kandia é o griot da corte real do Mamou, que ele encanta com sua voz fascinante, e deixa em 1949 para conhecer a capital da Guiné: Conakry. Em 1951, Sékou Touré, futuro primeiro presidente da Guiné independente, é seduzido por essa voz cativante, majestosa, magica.
Em 1958, ano da Independência da Guiné, Sory Kandia Kouyaté já alcançou um enorme sucesso na África ocidental, na Europa, na URSS, nos Estados Unidos e na China.
O novo presidente, Sékou Touré, visando a valorização de uma identidade nacional forte e moderna, incentiva músicos e orquestras a reinventar suas tradições ancestrais.
Pilar da politica da autenticidade cultural, Sory Kandia Kouyaté se torna então embaixador musical da Guiné pelo mundo, a voz da revolução.
Seu talento de griot se manifesta na sua voz, poderosa, encantadora, uma voz que penetrava até o coração de todos, os mais humildes como os mais poderosos, mas também no seu conhecimento da historia da África e na sua ciência da fala, que ele dominava tão bem que ele conseguiu até evitar uma guerra entre 2 países vizinhos…
Uma trajetória extraordinária, parada cedo demais, numa estrada da Guiné, em dezembro de 1977: com 44 anos, a voz de ouro do Mandé desapareceu, deixando a África ocidental inteira chorando esse grande griot do século XX,enraizado nas tradições malinkes e símbolo de uma África em marcha.





Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s