Smarty: Afrikan Kouleurs

Publicado: 25 de outubro de 2013 por stephanie100africa em Burkina Faso
Tags:, , , ,

Smarty
Antigo rapper do grupo Yeleen, Smarty se lança agora numa carreira solo com o lançamento do seu album Afrikan Kouleurs, que faz a unanimidade da crítica e já ganhou prêmios como o prêmio do melhor clipe para “Le chapeau du chef”, no prêmio Kundé 2013.

É em 2000 que nasceu o grupo Yeleen, que significa Luz em língua bambara, encontro de Louis Salif Kikieta alias Smarty, do Burkina Faso, e de Célestin Mawndoé, do Chade. O sucesso da dupla é imediato, depois de lançar seu primeiro álbum, Juste 1 peu 2 Lumière em 2001, a dupla é nomeada, em 2002, nos Kora Music Awards 2004, na categoria Melhor grupo africano. Em 2004, Yeleen dá um show para 20 000 pessoas no estádio Municipal de Ouagadougou, e em 2007, ganha o Kundé de Ouro. Com álbuns lançados, o grupo é A referencia do rap no Burkina Faso e no continente africano.
Em 2011, Smarty deixa Yeleen, uma decisão mal entendida pelos fãs. Passando por uma crise profunda, Smarty anuncia em musica, no Youtube, que ele abandona a carreira musical…

Em janeiro 2012, ele provoca uma grande emoção com uma pequena aparição no Saga Musik de Ouagadougou. E em novembro 2012, depois de meses de gravação com artistas africanos, entre o Burkina e o Mali, Smarty lança seu primeiro álbum solo, Afrikan Kouleurs, que acabou de vencer o prêmio découvertes RFI.
Se afastando do rap, Smarty canta nesse álbum urbano com uma forte coloração africana. Destaca-se a grande presença (70%) dos instrumentos tradicionais africanos que se juntam ao aspeto muito urbano da musica do Smarty para dar uma identidade africana ao projeto.
O disco, cantado em mooré, jula, francês e inglês, conta com participações como Tiken Jah Fakoly, Soprano ou Dudn´J e trata de temas como a amizade, o amor, a politica (“le chapeau du chef”, que trata da situação atual no Burkina Faso), a esperança…
Muito elogiado pela critica, parece que Afrikan Kouleurs marca o inicio de uma longa e brilhante carreira em solo para o cantor Smarty;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s