Sergio Zola Star: nosso artista Conexão África

Publicado: 10 de dezembro de 2013 por stephanie100africa em Congo kinshasa
Tags:, , ,

Zola
Alem do programa de radio e do blog, Conexão África é tambem produtor cultural.
E nosso artista “Conexão África” é o cantor angalano-congoles Sergio Zola Star, que pode se produzir em trio, com violão, baixa e bateria, ou com uma formação maior. Podem ouvir aqui algumas faixas que Zola gravou sem a banda, e tambem podem ver ou re-ver algumas videos do show que o Zola Star fiz durante a ultima festa Conexão África, no Cordão do Bola Preta.





Sergio Zola Star nasceu em 1969 em Kinshasa, capital da atual Republica Democrática do Congo (ex-Zaïre), de um pai angolano e uma mãe congolesa. Foi lá que ele começou, jovem ainda, a se interessar pela música; com 15 anos, ele faz parte de uma banda, o grupo Leader Musica, onde ele toca bateria e canta nas noites da capital.
Com 18 anos, direção Angola, o país vizinho, Zola vai ao reencontro do seu pai e de alguns dos seus irmãos, em Mbanza Kongo, região de origem da sua família paterna. Rapidamente, o jovem começa a tocar na Banda Intercontinental do artista Cantador.
Fugindo da guerra que devastou a Angola durante décadas, Zola Star se instala em 1994 no Rio de Janeiro e integra o grupo Tropicaliente, que toca nas noites cariocas. Com a partida de alguns dos seus integrantes para a Europa, a banda se dissolve,. e Zola monta um novo grupo, Bana Angola com o já falecido Mornax, seu grande amigo, seu irmão.
No Rio de Janeiro Zola encontra também com Abel Duërë, seu parceiro, que ele acompanha desde 1999 como compositor, guitarrista, arranjador e vocalista.
Suas composições revisitam os ritmos congoleses, o Ndongolo, o Soukous, a Rumba, com algumas incursões no semba da sua segunda terra, Angola.
Cantando principalmente em lingala e em kikongo, Zola leva o publico numa verdadeira viagem pelas terras da sua juventude.
Para mais informações sobre as condições e as disponibilidades do Zola para fazer um show no seu espaço: production@conexaoafrica.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s