Sanguito

Publicado: 18 de dezembro de 2013 por stephanie100africa em Angola
Tags:, , ,

sanguitoConexão África apresenta hoje o saxofonista angolano Sanguito, mais um dos artistas que eu tive a alegria de conhecer durante minha ida à Salvador.

Nascido a 6 de Abril de 1960, em Nambuangongo, província do Bengo, Manuel Bernardo Sangue “Sanguito” é órfão de guerra. Foi encontrado pelas tropas coloniais portuguesas, nas matas de Muxaluando, depois de um incursão às bases do MPLA, numa acção militar que culminou com a morte dos seus pais e outros familiares.

Começou a tocar guitarra de forma empírica na Casa dos Rapazes em Luanda. Em 1977, frequenta um curso de instrutor, na Academia de Música de Luanda, onde aprende a tocar saxofone, trompete e piano, com o professor Fernando Nunes.

Em 1979/80, integra o agrupamento musical “Petro Clave” e, no mesmo ano, muda-se para o agrupamento musical “Os Merengues”. Em 1982, para o “Semba Tropical” e com esta formação, representou Angola em vários festivais de música na Europa e América, tendo passado também pelo agrupamento Afra Sound Star.

Para ele, o importante é trabalhar para justificar a qualidade das obras e não para ganhar fama. “Não luto por ela. Mas, a minha grande preocupação é de levar o meu trabalho ao público para que este o conheça e não para ganhar fama”, declarou.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s