King Kester Emeneya, o King da rumba congolesa se foi

Publicado: 26 de fevereiro de 2014 por stephanie100africa em Congo kinshasa
Tags:, , , ,

King Kester
Alguns meses depois do falecimento de Tabu Ley Rochereau, a musica congolesa perde mais uma das suas estrelas: King Kester Emeneya, o king (rei) da rumba congolesa dos anos 80, desaparecido no dia 13 de fevereiro.
King Kester, que contribui a modernizar a rumba congolesa nos anos 80, introduzindo sintetizadores no lugar da orquestração habitual, provocou uma verdadeira revolução na musica congolesa.

Originário de Kilwit, a 500 quilômetros de Kinshasa, king Kester Emeneya foi primeiro acolhido pelo mestre Papa Wemba, em 1977, no seu grupo Viva La Musica. Jovem, lindo, culto, “Jo Kester” encontrou logo um grande sucesso no grupo Viva la Musica. Em 1982, Papa Wemba se instala na França e King Kester forma o orquestra “Victoria Eleison”. Muito popular, King Kester Emeneya ganha em 1985 o premio de melhor grupo do ano e autor da melhor música, com o título Kimpiatu.

Em 1987, o king lança 2 discos : Sur deux Temps, com a participação especial do Mestre Franco, um disco que conta ainda com uma orquestração tradicional, e Nzinzi, que abandona a orquestração e revoluciona a musica congolesa com a introdução dos sintetizadores, exemplo que será seguido por muitos artistas.

Nos anos 1990, King Kester se instala na França com sua família de 8 filhos mas continua fazendo shows no seu pais, além de turnês internacionais. O seu maior show em Kinshasa foi no Stade des Martyrs, em 1997, para uma plateia de mais de 80 000 pessoas!

Desde o anuncio da sua morte, dia 13 de fevereiro, as homenagens ao King, como é chamado pela imprensa congolesa, se multiplicam, do seu antigo cumplice Papa Wemba, que Ihe abriu as portas do sucesso, ao Fally Ipupa, grande estrela da nova geração.
Uma cerimônia em sua homenagem será realizada pela comunidade angolano-congolesa do Rio de Janeiro, neste sábado a noite, no IPCN, Rua Mem de Sá, 208 (centro, Rio de Janeiro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s