Gabriel Tchiema, o cantor encantador!!!!!

Publicado: 10 de julho de 2014 por stephanie100africa em Angola
Tags:, , ,

gabriel_tchiema_middle_27097 (1)

Gabriel Tchiema, uma das maiores figuras da atualidade da musica angolana, lançou em 2013 o maravilhoso Mungolé, expressão que significa, em tchokwé, aquela chuva que começa de manhã e nunca termina, ou cessa no outro dia. “Acontece muito isto no Leste de Angola. É a história de alguém que desrespeitou o seu lar e, com a grande chuva, vai pedir perdão”

O disco, gravado em Cuba e em Paris, tem 12 faixas, maioritariamente cantadas em tchokwé, produzido por Nino Jazz, Fredy, Simmons Massini e Andy Rubal, privilegia os ritmos do leste de Angola.

Nascido na Lunda Sul no município do Dala, esse musico hoje consagrado viveu por muito tempo como refugiado na Zâmbia, aonde sua mãe fugiu da guerra com ele ainda bébé. E là que, com apenas 6 anos de idade, começaram a surgir as primeiras inspirações pela música, fabricando instrumentos musicais. O menino procurava tocar e cantar fazendo o gosto dos familiares e amigos que juntos encontravam-se na Zâmbia:

Em 1998, Gabriel Tchiema lançou seu primeiro álbum, Yena Nhi Yami, mas é com o disco Azulula, lançado em 2008, que o artista vai explodir.
Artista consagrado do palco musical angolano, Gabriel é um dos artistas mais criativos do momento, com varias influencias na sua musica desde o afro soul e afro funky, musica africana, especialmente musica angolana de raiz: Tchianda, Massemba…




comentários
  1. Ailton Benedito de sousa disse:

    Muito bom, temos que criar uma linha de fruição da música africana entre os jovens do brasil, em especial de angola e moçambique…bom trabalho

    • stephanie100africa disse:

      Obrigada Ailton por seu comentario, realmente criar essa linha e fundamental! Estamos juntos nessa luta companheiro! E um dia vamos consiguir.

  2. Zaida Antunes disse:

    Que enteressante! Força ai Gabriel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s