Sia Tolno e seu afrobeat feminino e energico

Publicado: 11 de agosto de 2014 por stephanie100africa em Guiné
Tags:, , , ,

Sia Tolno

De volta com um novo disco muito pessoal, African Woman, a jovem cantora guineense confirma seu talento e também sua evolução musical em direção ao Afrobeat, co a ajuda do mítico Tony Allen.
A cantora de 36 anos é uma pessoa feliz, rindo a cada frase, apesar das ferraduras do seu passado, quando ela ficou num campo de refugiado no Sierra Leone. Mas quando ela esta sozinha, escrevendo, as vezes as lagrimas a submergem.
E dessas realidades que Sia Tolno fala no seu novo álbum, African woman, ode a uma mulher africana dinâmica e sem complexos. Ela canta o poder das mulheres africanas, como um dos seus modelos, a atual presidente da Liberia, Ellen Surleaf Johnson, um exemplo para as mulheres do continente africano, segundo a Sia. Outro modelo: a grande cantora do Benim Angélique Kidjo, ou também a eterna mama África, Miriam Makeba. Denunciando também a excisão, o machismo ou falando do seu passado de refugiada, vitima dos chefes de guerra que derramaram o sangue para os diamantes da região, na Guiné, na Liberia e na Sierra Leone. Numa das musicas, “Rebel Leader”, Sia deixa explodir sua raiva de menina e escreve uma diatribe sangrenta ao Charles Taylor. Outra musica muito emocionante é aquela dedicada a duas crianças guineenses, Fodé Tounkara e Yaguine Koïta, uma maneira de falar desses jovens africanos desesperados que fazem de tudo para tentar chegar na Europa, ao preço da sua vida muitas vezes…
Com sua voz bruta, poderosa, Sai Tolno faz explodir, com textos altamente políticos, um ritmo afrobeat forte, enérgico, mais maduro desde seu ultimo álbum. Uma perola de energia e vibração política e musical!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s