Francis Bebey, imortal….

Publicado: 19 de agosto de 2014 por stephanie100africa em Camarões
Tags:, , ,

Hoje me deu uma vontade de re-escutar algumas das obras primas do Escritor, compositor, musico, musicólogo e cantor camerones Francis Bebey. Um verdadeiro mito!
Pioneiro da musica do mundo e grande difusor da musica africana, as letras do Francis Bebey se caracterizam por seu humor sarcastico. Perolas como Agatha, sobre a infidelidade, La condition masculine, sobre a condição feminina ou Si les gaulois avaient su, que denuncia tambem o fato que os colonizadores ensinavam as crianças africanas que seus ancestrais eram os gaulois…
Forte de suas raízes e olhando pelo futuro, Francis Bebey, nascido em 1929, resolveu, em 1974, deixar a UNESCO aonde era Responsável do Programa de musica, para se consagrar exclusivamente a musica.
Pesquisador, ele deixou uma rica obra literária, tesouros de informações sobre as musicas tradicionais africanas.
Inovador, Francis Bebey era um artista profundamente independente e original, se autorizando todas as liberdades, do violão as flautas pigmeias, da canção humorística as sonoridades ancestrais da floresta. Sua musica e seus textos o levaram durante mais de quarenta anos ao encontro de públicos variados em mais de 70 paises.
Se Francis Bebey faleceu em 2001, suas musicas, especialmente suas canções satíricas, como Agatha ou La condition masculine, continuam vivas:



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s