ZAO, o mago das letras

Publicado: 15 de janeiro de 2015 por stephanie100africa em Congo Brazzaville
Tags:, , , ,

ZAO
O congoles Casimir Zoba, ZAO, esta de volta com um novo album, Nouveau Combattant, continuando a criticar os conflitos, as políticas e os defeitos da sociedade congolesa.
Iniciado a musica na infância nos corais cristãos e nos grupos tradicionais, ele integrara o grupo Les Anges, um dos grupos mais famosos do Congo Brazza na época e inicia, em 1978, sua formação de professor. No inicio dos anos 80, ZOA se lança numa carreira solo, com um estilo humorístico, falando sobre assuntos sensíveis, tabus, como a morte, a feitiçaria ou o antimilitarismo e anticolonialismo com seu famoso titulo Ancien Combattant, lançado em 1984, imenso sucesso no Congo e no resto da África.
Em 1998, o Congo Brazza atravessa uma guerra civil e Zao deixa Brazzaville, aonde ele é perseguido, para se refugiar na floresta aonde vai sobreviver com sua família em condições muito difíceis. Seu filho de 4 anos morre. De volta a capital, sua casa e sua produtora foram saqueadas…
Depois de vários álbuns, Zao volta com o disco Nouveau Combattant (novo combatente), referencia a seu grande sucesso Ancien Combattant (antigo combatente), tema que continua tão atual… Ocasião para nós de reescutar alguns dos seus grandes sucessos, Ancien Combattant, Soulard, Moustique ou Corbillard.
Entre rumba e musicas engajadas, Zao é um verdadeiro mágico das palavras!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s