Lançamento do clipe Kilimanjaro, da cantora camaronesa Sally Nyolo

Publicado: 28 de abril de 2015 por stephanie100africa em Camarões
Tags:, , ,

Sally Nyolo Tiger

Depois de ter lançado seu sétimo álbum, Tiger Run, a cantora camaronesa Sally Nyolo lança o clipe Kilimanjaro, um dos títulos de Tiger Run.

Nascida em Eyen-Meyong, na região de Lékié, no sul do Camarões, Sally se muda para Paris, na França, com 13 anos. Ela começa sua carreira em 1982, como back vocal de artistas franceses ou africanos como Jacques Higelin ou Touré Kunda, e integra em 1993 o grupo belgo Zap Mama com quem grava 3 álbuns.

Em 1996, Sally grava seu primeiro álbum solo, Tribu, com musicas e letras da sua autoria e escritas em Eton, sua língua nativa. O disco ganha o premio Descoberta RFI 1997.

Seguido por Multiculti em 1998 e  Beti em 2000, Zaïone em 2002, Studio Cameroon em 2006, compilação que marca tambem a abertura do seu estudio de gravação no Mont Fébé, em Yaoundé, que tem como objetivo incentivar e produzir jovens artistas camaroneses.

Em 2011, Sally lança La nuit à Fébé, que precede o disco Tiger Run, lancado no final de 2014, com qual essa embaixadora do bikutsi confirme mais uma vez seu talento.

Tiger Run (a corrida do tigre), em referencia a seu nome tradicional de mvet que significa “o bigode do tigre”. Eletrizando o seu instrumento mvet, central na construção do álbum, Sally Nyolo brinca com seu ritmo de predileção, o Bikutsi, que é também uma dança feminina tradicional Béti. Nesse disco mítico, inspirado pela floresta, muito importante para a cantora e sempre muito presente na sua obra, Sally Nyolo aborda, em eton, frances e ingles, temas como a sociedade de consume, a amizade, a paz, a atenção pelos outros ou, também o futuro da África, com o titulo Kilimanjaro, mensagem de esperança em referencia a essa montanha da Tanzania e suas neves eternas .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s