A cantora Oum é marroquina, ou seja, Arabe, Mediterranea e Africana. Seus discos nos transportam no universo misterioso do deserto, com mix de ritmos marroquinos, berberes e gnawas, de nouba arabo-andalousa e de sons cubanos.
O ultimo álbum, Zarabi, foi gravado no deserto, em M´hamid El Ghizlane, um vilarejo onde a cantora encontra sua inspiração. Madrinha do seu festival das culturas nômades, Taraglate, Oum aprecia a grandeza e a humildade da sua população, que vive em harmonia com a natureza. No seu precedente álbum, Soul of Morocco, Oum tinha dedicado uma musica a Taraglate.
Sensual, misteriosa, poética, Oum nos leva no universo magico do deserto do Saara.
E, porque o deserto não tem fronteiras, vamos ouvir também Oum cantando com os touaregs malineses Tinariwen, os reis do deserto:
Maravilhoso!
Graças a Deus encontrei esse blog. A pouco tempo tenho contato com musica e músicos da África, apesar de saber que nossa cultura é fortemente influenciada pela musica africana. Porém o que tenho conhecido a pouco tempo não chega perto daquilo que eu achava que era musica africana. Por isso Oxalá! não vou sair desse mundo sem conhecer Oum, Sona Jobarteh e outros. Sito falta de encontrar sites com a tradução das musicas africanas principalmente dessas cantoras que amo. Voce pode me ajudar?
Obrigada
Fabíola
Muito obrigada Fabiola pelo seu comentário, ajuda a gente a continuar nosso trabalho poder ter esse tipo de retorno e de intercambio!!! Mil vezes obrigada! Entendo seu desejo de encontrar as traduções, é bem difícil. Achei esse site, que tem algumas canções da OUM traduzidas: http://lyricstranslate.com/fr/oum-lyrics.html
Espero ter ajudado! Mais uma vez obrigada pelo comentário!
Stéphanie