Baba Maal lança novo disco!

Publicado: 21 de janeiro de 2016 por stephanie100africa em # África, Senegal
Tags:, ,

Baba Maal the traveller

O imenso artista senegalês Baba Maal inicia o ano com novo álbum, The Traveller (o viajante), fusão eletro dos sons do rio Senegal:

Nascido em Podor numa família de pescadores, Baba Maal cresceu nas margens do rio Senegal, o rio que faz a fronteira com a Mauritânia. Podor é uma cidade de misturas onde todas as etnias da Africa ocidental eram representadas, wolofs, maures, mandingas… Peul toucouleur, ou halpular, Baba Maal estudou a musica em Dakar (Senegal) e Paris (França). Durante dois anos iniciáticos, ele embarca com seu amigo griot Mansour Seck numa viagem pela África ocidental. Em 1985, Baba Maal e seu amigo Seck criam a banda Daande Lenol (a voz do povo), com quem ele grava, entre outras, o clássico blues do deserto Djam Leelii:

Desde os anos 80, Baba Maal gravou vários álbuns solo, viajou varias vezes pelo planeta e trabalhou com nomes como hans Zimmer, Peter Gabriel, Tony Allen ou ainda U2. Apesar do sucesso internacional, ele continua cantando em pulaar, a língua fulani do rio Senegal e se tornou verdadeiro embaixador dessa cultura, com um estilo musical inspirado pelo ritmo toucouleur yéla.

Artista engajado, Baba Maal é tambem representante do programa das nações unidas pelo desenvolvimento e é implicado em varias ações a favor do continente africano e dos africanos.

O novo disco, com tonalidades eletros, foi produzido pelo produtor sueco Johan Hugo (The Very Best, M.I.A…) que ele encontrou durante a turné Africa Express, de Damom Albarn, é um convite à viagem. As duas ultimas musicas do álbum, War e Peace, contam com a participação especial é o poeta inglês de origem etiopia Lemn Sissay, que Baba tinha encontrado durante o evento Africa Utopia que ele coproduziu nos JO 2012.

Com esse novo álbum, Baba Maal não só nos convida a viajar e descobrir quanto a “humanidade é maravilhosa”, ele continua lindamente uma odisseia iniciada há mais de 60 anos nas margens do rio Senegal.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s