Lançamento: Né So, Rokia Traoré

Publicado: 15 de fevereiro de 2016 por stephanie100africa em # África, Mali
Tags:, ,

ROKIA Ne so

A diva lança, desde seu Mali natal, Né So, seu sexto album, que significa em casa na língua bambara. Um disco profundo e comovente!

Cantando em francês, inglês ou bambara, a multi-instrumentista, autora e compositora Rokia Traoré alimenta desde seu primeiro álbum, Mouneïssa, uma verdadeira filosofia de vida aliada a uma vontade permanente de renovação. Esse álbum, nascido pouco depois dela quase desistir da carreira musical, exprime a dor ressentida durante seu exilo na Europa depois dos eventos trágicos que conheceu o Mali em 2012. Com Né So, Rokia Traoré expressa as dores dos povos exilados e vitimas de guerra, mas traduz também a beleza de viver num mundo onde a loucura humana nos incita a entrar em conflito. Uma chama da alma, entre mandinga e blues-rock.

Gravado entre Bruxelas e Bristol, o disco reúne tanto artistas da Africa ocidental, como o baterista Moïse Ouatara (Burkina-Faso), o baixista Matthieu N´guessan (Costa do Marfim) ou o tocador de ngoni Mamah Diabaté (Mali) que artistas ocidentais como o guitarrista inglês John Parish, na bateria, ou o italiano Stefano Pilia na direção artística. O álbum conta também com a colaboração de John Paul Jones e do songwriter americano Devendra Banhart.

A musica Né So homenageia os milhares de refugiados vitimas de guerra e começa assim: “Em 2014, encore 5 500 000 nouveaux réfugiés ! 5 500 000 de plus. Encore au 21ème siècle de notre ère, tant de guerres, tant de victimes… Tant de guerres, tant de victimes, tant de tristesse, tant de désarroi » ( Em 2014, ainda 5 500 000 de novos refugiados ! 5 500 000 a mais. Ainda no século 21, tantas guerras, tantas vitimas… Tantas guerras, tantas vitimas, tanta tristeza, tanto desespero)…

 

comentários
  1. Martine disse:

    Chanson utile qui passe sur les ondes en France mais certainement pas assez, et qui remet bien les idées en place sur ce drame.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s