Esta para vir: Konono No.1 meets Batida

Publicado: 4 de março de 2016 por stephanie100africa em # África, Congo kinshasa
Tags:, , , ,

 

Konono 1.jpgO grupo congolês Konono No.1 anuncia o lançamento do seu novo álbum, Konono No.1 meets Batida, fruta do seu encontro com o artista Batida, em Lisboa.

O grupo, fundado nos anos 60 por Mingiedi Mawangu, usa diferentes instrumentos tradicionais, especialmente 3 likembés (tradicionais também chamados sanzas) de vários tamanhos eletrificados de maneira artisanal, ampliados por ampliadores fabricados de velhas peças de carro. Os microfones para as vozes: velhos megafones datando do inicio da época colonial… Apenas as percussões escaparam dessa eletrificação mutante adaptada ao barulho urbano, quando a banda se mudou para Kinshasa a procura de trabalho..

Porque a musica de Konono No.1, inicialmente, é tradicional. Se hoje Konoco No.1 é baseado em Kinshasa (republica Democratica do Congo), ele é originário da região de Bakongo, na fronteira com Angola. É a mudança para Kinshasa que levou Mingiedi Mawangu a encontrar soluções artesanais para fazer ouvir seu som, criando assim um som mutante, próximo do eletro e do rock experimental.

O grupo, redescoberto nos anos 2000 pelo selo belgo Crammed Discs, conquistou um amplo publico, especialmente os amadores de musicas eletrônicas e de rock. Um mundo totalmente estrangeiro aos membros de Konono, que afirmam com força o caráter tradicional, folklorico, da sua musica, baseada nos sons kimbondo da sua região de origem e recusando a apelação de tradi-moderno que a imprensa internacional usa para os definir.

Tradição ou não, a musica de Konono No.1 hipnotiza e nos leva em transes!

E não é o quarto álbum do grupo, gravado em Lisboa e produzido pelo artista angolano  Pedro Coquenão, alias Batida, que vai contradizer isso. Fusão de rock e de koduro angolano, Konono No1 promete ser uma “bomba”.

Já podem escutar a versão curta de Nlele Kalusimbiko no link:

O lançamento do disco é previsto em abril.

 

comentários
  1. Daniel Zarvos disse:

    Cada dia uma surpresa,novas percepções e alegria do novo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s