Papa Wemba: o ultimo show do papa da rumba congolesa

Publicado: 25 de abril de 2016 por stephanie100africa em # África, Congo kinshasa
Tags:, ,

papa wemba meurt.png

Papa Wemba, o papa da rumba congolesa, faleceu na noite de sábado para domingo, no palco do festival das musicas urbanas de Anoumabo (Femua), em Abidjan (Costa do Marfim). O rei da SAPE (Société des ambianceurs et des personnes élégantes) tinha subido no palco por volta de 5 da manha e 20 minutos depois do inicio do seu show, ele caiu, derrepente, deixando a cidade de Abidjan e grande parte do continente africano em estado de choque. As homenagens da classe artística se multiplicam, de koffi Olomidé, Manu Dibango ou ainda Angélique Kidjo e um grande show será organizado com participação de uma centena de artistas.

Nascido em 1949 Lubefu, na atual Republica Democratica do Congo, Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba, alias Papa Wemba renovou a rumba congolesa, acrescentando os ritmos populares nos anos 50 com instrumentos elétricos. Ele influenciou gerações de artistas africanos. Famoso por sua voz de passarinho (rossignol) e considerado o príncipe da SAPE por causa da sua elegância, ele herdou sua paixão pela musica da sua mãe, uma “Pleureuse” que ele acompanhava nas cerimônias fúnebres.

Muito popular no continente africano, Papa Wemba tinha a característica de fazer discos com sonoridades para o publico africano, no continente africanos ou na diáspora, e outros com estética mais “world music”, o que levou sua fama até o Japão.

O “rossignol” morreu cantando e nos deixa todos um pouco órfãos.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s