Trio Teriba, três irmãs de coração

Publicado: 22 de maio de 2017 por stephanie100africa em # África, Benim
Tags:, , , ,

Trio Teriba1.jpg

Único grupo feminino do Benim, o Trio Teriba, composto pelas três irmãs de coração Carine, Zekiath e Tatiana encanta o Benim e o mundo com sua energia contagiosa. Bailarinas, cantoras e instrumentistas, as 3 irmãs ritmam sua musica pelos vários ritmos do seu pais, tendo como proposito artístico a valorização  do patrimônio musical do Benim (tchink ou tchinkoumé, massé..)

A música entrou muito cedo nas suas vidas, de maneira natural. As duas irmãs Carine e Tatiana descobriram suas vozes no coral da igreja, e depois nos concursos intercolegiais. A terceira, a irmã de coração, Zekiath, aprendeu na pensão católica, onde, apesar de ser muçulmana, ela tinha obrigação de participar do coral.

As três cresceram num ambiente misturado, entre tradição e modernidade, entre musicas yorubas, Fela Kuti, King Sunny Adé, o mítico Orchestre Polyrythmo de Cotonou, musica ritual beninesa, musica urbana e rumba…

Em 2002, o animador popular do programa Bénin Cadence (Atlantique FM) Serge Ologoudou convida o trio a cantar no aniversario do programa. Esse evento marcou o nascimento oficial do grupom de qual Serge se tornará o manager.

As três irmãs de coração se chamam de Teriba, que em língua Yoruba significa Humildade.

Se as tres irmãs são originarias do sul, elas pesquisam sem fim para valorizar a grande diversidade dos ritmos do Benim e dar espaço também aos ritmos do norte.

A música das irmãs Teriba, centrada na polifonia e na percussão, ultrapassou as fronteiras do Benim a partir de 2007, com a internacionalização do grupo que passou a participar de vários festivais pelo mundo. Recentemente, elas se apresentaram no festival de Montreux com a irmã mais velha, Angélique Kidjo, que inspira elas.

Humildade, paixão e originalidade, tres palavras que definem bem as “Amazonas do Benim”.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s