25 de maio: Dia Mundial da África

Publicado: 25 de maio de 2018 por stephanie100africa em # África
Tags:, , , , ,

Image result for Afrique

Hoje é o Dia Mundial da África, em comemoração do congresso fundador da Organização da União africana, ancestral da atual União Africana. O ato criando a organização panafricana aconteceu no dia 25 de maio de 1963 em Addis-Abeba, na Etiópia, e contou como padrinho o Négus Haïlé Sélassié. O objetivo na época era de reunir os 32 estados que tinham conquistado sua independência e de ajudar os povos que ainda não tinham se libertado da opressão colonial.

A ideia de criar uma organização pan-africana é anterior, já em 1958, enquanto a maioria dos países africanos estavam sob dominação europeia, o primeiro presidente do Gana, Kwame Nkrumah, reuniu o primeiro congresso dos Estados africanos independentes em Accra (Gana). Na ocasião, os participantes pediram a  criação de um Dia da liberdade africana para “marcar tudo ano os progressos ocorrendo no movimento de libertação e simbolizar a determinação dos povos da África a se libertar da dominação estrangeira e da exploração”.

O dia 25 de maio, Dia da África, tem como objetivo simbólico de “reforçar a Unidade e a solidariedade dos Estados africanos”.

Vários eventos são organizados pelo mundo, inclusivo em todo o Brasil. Ja falamos de algumas programações acontecendo essa semana.

No Rio de Janeiro, o Teatro Municipal recebe na ocasião o artista cabo-verdiano Mario Lucio e seus convidados para um Back2Black in concert especial Dia da Africa. O show começa as 21 horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s