Manou Gallo, the Queen of Afro Groove

Publicado: 3 de dezembro de 2018 por stephanie100africa em # África, Costa do Marfim
Tags:, , , ,

Résultats de recherche d'images pour « manou gallo afro groove queen »

A rainha do Afro Groove Manou Gallo apresenta seu novo álbum, Afro Groove Queen, produzido por Bootsy Collins com participações especiais de Bootsy Collins . Chuck D, Zap Mama & Manu Dibango entre outros.

Cantora, baixista e percussionista, Manou Gallo nasceu e cresceu em Divo, na Costa do Marfim. Em 1980, com apenas 8 anos, ela pede pra aprender a tocar tambor, um instrumento geralmente reservado aos homens.

Sua carreira começa verdadeiramente quando ela tem 12 anos, quando ela integra a banda teatral infantil Woya e sobe no palco pela primeira vez. Até 1989, a tropa faz turnês no Burkina Faso, Benim, Togo, Mali, e grava 4 álbuns.

Em 1990, com o fim de Woya, Manou se instala em Abidjan, onde se apaixona pelo baixo. Là, a jovem artista integrará a aldeia artística Ki-Wi_Mbock, alto lugar de formação multi-artistica.

Em 1997, Manou integra o grupo belgo-congolês feminino Zap Mama. Na Europa, ela também participará da aventura dos Tambours de Brazza.

Em 2001, Manou Gallo cria seu próprio grupo, Djiboi, e lança seu primeiro álbum, Dida, em 2005, seguido de Manou Gallo em 2007 e Lowlin em 2010.

8 anos depois de Lowlin, Manou Gallo esta de volta com seu quarto álbum, Afro Groove Queen, realizado com a cumplicidade do lendário artista e produtor americano Bootsy Collins, ex- baixista do James Brown.

Um álbum com 13 faixas musicais gravadas no estúdio de Bootsy  em Sacramento, verdadeiro encontro do groove africano e do funk americano.

Além da presença forte de Bootsy Collins, o álbum conta com vários convidados, como Manu Dibango, ou ainda Chuck D (public Enemy), entre outros. Respeitosa das suas raízes e dos pioneiros da musica marfinense contemporânea, Manou faz também uma linda homenagem a Ernesto Djédjé, o criador do ziglibithy, ritmo que antecipou o Zouglou e o Coupé Décalé.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s