Projeto

Conexão Garvey

A importância da África e da cultura africana na construção do Brasil e da sua cultura e musica: “Sem a África, não existiria o Brasil” (Angélique Kidjo).

No entanto, o continente africano e suas culturas são pouco conhecidos no Brasil, lembrando também o auto-preconceito, que atinge os afro-descentes brasileiros.

“Há tantos problemas que vem dessa vontade de ocultar a África quando elá esta aqui presente; sem a África não haveria o Brasil, sem os escravos africanos que chegaram ao Brasil, não haveria o Brasil (…) Para mim, é muito importante que esse tipo de festival não fique só entre as elites, mas que ele vá às favelas, às ruas, para valorizar uma identidade, um orgulho a todos os brasileiros, que eles se dêem conta que ser africano não é uma vergonha.” (Angélique Kidjo)

O projeto Conexão Africa começou p na UERJ de Duque de Caxias,  se compondo de 2 horas de bate-papo, um programa de uma hora na radio Kaxinawa (100.1 FM) e deste blog. O projeto contava com a participação de alunos da UERJ. Depois de passar por varias fases, o programa Conexão África esta agora gravado e transmitido pela Radio Viva Rio, alem de continuar no blog http://www.conexaoafrica.com.

Outro aspeto do projeto Conexão África é a produção de eventos culturais de valorização da cultura africana e afro-brasileira e desenvolvendo as conexões entre o Brasil e o continente africano, como no evento Conexão África que já teve 4 edições e esta atualmente em fase de captação de recursos.

Valorizando o continente africano e a música africana, o projeto Conexão Africa envia uma imagem positiva do continente africano e das raízes africanas do Brasil, aumentando a auto-estima dos afro-descendentes e da população brasileira no seu conjunto.

Neste blog, vocês encontrarão:
– as gravações do programa Conexão Africa transmitido pela radio Kaxinawa
– Uma lista de artistas africanos com alguns elementos biográficos

comentários
  1. Augusto Paulo Silva disse:

    Estimados amigos,
    Sou da Guiné-Bissau (África Ocidental) e vivo em Petrópolis. Só descobri o blog agora e achei fantástica a ideia e com muita criatividade dos seus promotores. Estão de parabéns! Espero poder, daqui em diante, contribuir para o desenvolvimento deste blog de que tanto nós como os brasileiros precisamos.
    Um grande bem-haja para vocês,
    Augusto Paulo

  2. Pina Jr disse:

    Bastante interessante e importante o blog. Continuem essa trabalho!!!!

    • stephanie100africa disse:

      Obrigada Pina por seu comentário!!! Alem do blog temos também um programa de radio na radio Kaxinawa, cujo as gravações se encontram no blog, e um evento, que esta parado por enquanto, já esta na lei Rouanet mas ainda estamos procurando patrocínios.

  3. Sthefanie disse:

    Olá, adorei estão de parabéns!!
    Sou aluna da UERJ maracanã e gostaria de saber como poderia contribuir ou participar do projeto. Desde já obrigada.

    • stephanie100africa disse:

      Olà Sthefanie, obrigada pelo comentário e pelo interesso. Você pode participar do projeto de varias maneiras, participando do programa por exemplo.

  4. Tropicalsound disse:

    Eu gosto muito de música africana Kizomba Semba kuduro e gostaria de uma ajuda na divulgação do site para a música africana chegar mais longe

  5. Dennis disse:

    Olá!
    Curto a ideia e mais ainda os sons que rolam, sou fã da música de lá!
    Tem alguma rede social por onde possa acompanhar o blog? (Twitter/Facebook)
    Seria uma ótima, pra divulgação ..

    • stephanie100africa disse:

      Valeu pelo comentário!!! Pode acompanhar via o blog mesmo, os nossos seguidores recebem as atualizações. Senão eu divulgo no meu facebook, e temos uma pagina conexão africa no facebook, mas atualizamos ela tem um certo tempo… Realmente temos que melhorar nossa divulgação, obrigada pela sua sugestão! Stéphanie

  6. Sebastiana Corrêa disse:

    oi vi esse blog agora, amei. Gostaria de saber se posso usar essa imagem linda para fazer camiseta em evento da escola no fim do ano. É sem fins lucrativos

  7. Sebastiana Corrêa disse:

    Eu que agradeço, sou professora de Geografia em uma escola pública e sempre trabalho a questão da Consciência Negra, uma forma de divulgar é fazendo camiseta com imagens lindas

  8. Hello pessoal!!!! sou o Pedro da Cruz, sou Angolano, e resido em Luanda descobri o blog na tentativa de pesquisar um pouco sobre a Mãe África.. e fiquei pasmo com a qualidade de informação aqui .. Espero PODER PARTILHAR E APRENDER MUITO COM VCS.

  9. Sebastiana Corrêa disse:

    Olá fico feliz em ver e saber que esse blog é sem fronteiras. E viva a mãe África, mãe da maioria do povo brasileiro. Abraços a todos.

  10. Samara Souza disse:

    Boa noite
    Gostaria de dizer que gostei muito do seu blog, e queria saber se eu poderia compartilhar alguns de seus posts no meu blog.

  11. Sebastiana Corrêa disse:

    É verdade, sem a África não existiria o Brasil, resgatar a dignidade desse povo é dever de todo o povo brasileiro.

  12. Sebastiana Corrêa disse:

    Em 2012 li uma frase muito linda de Makota Valdina que dizia o seguinte: “Eu não sou descendente de escravos, eu descendo de seres humanos que foram escravizados”. Me marcou profundamente. Fico muito triste quando ouço as pessoas dizerem os escravos que vieram da África. Abraços a todos.

  13. Marcílio disse:

    Olá Stephanie, aqui é Marcílio, participei (com flauta)do Concerto no Café Épico há um mês mais ou menos onde nos conhecemos, lembra? Por fim estou nesse momento visitando o Blog, ouvindo uma linda música de Moçambique. Muito obrigado.

    • stephanie100africa disse:

      Valeu Marcilio!!! Eu me lembro bem de você, um ótimo músico! Inclusive, aquela noite Preta do Bapt esta uma maravilha!!!! Seja bem vindo no Conexão África!!!!

  14. Eloíza Nascimento disse:

    Sou grande admiradora dessa cultura, e fiquei muito feliz ao ler sobre o projeto Conexão África, divulguem maisssss, muita gente merece encontrar esse blog também.
    Parabéns☺

  15. Sebastiana Corrêa disse:

    Feliz de ter contato de novo, e ver que a Conexão África está a todo vapor! Parabéns a todos idealizadores desse projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s