Projeto
A importância da África e da cultura africana na construção do Brasil e da sua cultura e musica: “Sem a África, não existiria o Brasil” (Angélique Kidjo).
No entanto, o continente africano e suas culturas são pouco conhecidos no Brasil, lembrando também o auto-preconceito, que atinge os afro-descentes brasileiros.
“Há tantos problemas que vem dessa vontade de ocultar a África quando elá esta aqui presente; sem a África não haveria o Brasil, sem os escravos africanos que chegaram ao Brasil, não haveria o Brasil (…) Para mim, é muito importante que esse tipo de festival não fique só entre as elites, mas que ele vá às favelas, às ruas, para valorizar uma identidade, um orgulho a todos os brasileiros, que eles se dêem conta que ser africano não é uma vergonha.” (Angélique Kidjo)
O projeto Conexão Africa começou na UERJ de Duque de Caxias, se compondo de 2 horas de bate-papo, um programa de uma hora na radio Kaxinawa (100.1 FM) e deste blog. O projeto contava com a participação de alunos da UERJ e moradores da comunidade. Ele contou com o imenso apoio do Mauro Sa Rego, então coordenador da radio Kaxinawa, e com uma forte parceria, no primeiro ano, da Zeni Santa Rosa, pedagoga na UERJ de Duque de Caxias.
Depois de passar por varias fases, o programa Conexão África passou em 2017 a gravado e transmitido ao vivo pela Radio Viva Rio, alem de continuar no blog http://www.conexaoafrica.com. Essa nova parceria, fruta do convite do coronel Ubiratan Angelo, coordenador na ONG Viva Rio, e do Bira Tomé, diretor da radio Viva Rio. Essa nova parceria parou depois do fechamento da radio Viva Rio e estamos atualmente a procura de uma nova RADIO.
Outro aspeto do projeto Conexão África é a produção de eventos culturais de valorização da cultura africana e afro-brasileira e desenvolvendo as conexões entre o Brasil e o continente africano, como no evento Conexão África que já teve 4 edições e esta atualmente em fase de captação de recursos.
Valorizando o continente africano e a música africana, o projeto Conexão Africa envia uma imagem positiva do continente africano e das raízes africanas do Brasil, aumentando a auto-estima dos afro-descendentes e da população brasileira no seu conjunto.
Neste blog, vocês encontrarão:
– as gravações do programa Conexão Africa, que antes é transmitido ao vivo pela radio Viva Rio http://www.vivario.com nas quarta-feiras as 15h, com reprise as terças as 15h e 21h na radiovivario.com.
– Novidades da atualidade musical pan-africana.
Nossos padrinhos!
Conexão Africa conta com a proteção atenciosa dos seus dois padrinhos, os queridos Vanda Maria de Souza Ferreira e Aílton Benedito de Souza, dois militantes históricos dos direitos humanos e da luta contra o racismo.
Vanda Maria de Souza Ferreira, sua trajetória
Ailton Benedito de Souza, sua tarjetoria
Estimados amigos,
Sou da Guiné-Bissau (África Ocidental) e vivo em Petrópolis. Só descobri o blog agora e achei fantástica a ideia e com muita criatividade dos seus promotores. Estão de parabéns! Espero poder, daqui em diante, contribuir para o desenvolvimento deste blog de que tanto nós como os brasileiros precisamos.
Um grande bem-haja para vocês,
Augusto Paulo
Prezado Augusto Paulo,
Obrigado por seu comentario, e seja bem vindo no nosso blog!!!! Se quiser contribuir, é só escrever para mim, Stéphanie, coordenadora do blog: stephanie@conexaoafrica.com.
Abraço para você!
Bastante interessante e importante o blog. Continuem essa trabalho!!!!
Obrigada Pina por seu comentário!!! Alem do blog temos também um programa de radio na radio Kaxinawa, cujo as gravações se encontram no blog, e um evento, que esta parado por enquanto, já esta na lei Rouanet mas ainda estamos procurando patrocínios.
Olá, adorei estão de parabéns!!
Sou aluna da UERJ maracanã e gostaria de saber como poderia contribuir ou participar do projeto. Desde já obrigada.
Olà Sthefanie, obrigada pelo comentário e pelo interesso. Você pode participar do projeto de varias maneiras, participando do programa por exemplo.
Eu gosto muito de música africana Kizomba Semba kuduro e gostaria de uma ajuda na divulgação do site para a música africana chegar mais longe
Olá!
Curto a ideia e mais ainda os sons que rolam, sou fã da música de lá!
Tem alguma rede social por onde possa acompanhar o blog? (Twitter/Facebook)
Seria uma ótima, pra divulgação ..
Valeu pelo comentário!!! Pode acompanhar via o blog mesmo, os nossos seguidores recebem as atualizações. Senão eu divulgo no meu facebook, e temos uma pagina conexão africa no facebook, mas atualizamos ela tem um certo tempo… Realmente temos que melhorar nossa divulgação, obrigada pela sua sugestão! Stéphanie
oi vi esse blog agora, amei. Gostaria de saber se posso usar essa imagem linda para fazer camiseta em evento da escola no fim do ano. É sem fins lucrativos
Obrigada pela sua mensagem no blog, sobre a imagem acho que pode sim. bem vinda no nosso blog!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu que agradeço, sou professora de Geografia em uma escola pública e sempre trabalho a questão da Consciência Negra, uma forma de divulgar é fazendo camiseta com imagens lindas
Hello pessoal!!!! sou o Pedro da Cruz, sou Angolano, e resido em Luanda descobri o blog na tentativa de pesquisar um pouco sobre a Mãe África.. e fiquei pasmo com a qualidade de informação aqui .. Espero PODER PARTILHAR E APRENDER MUITO COM VCS.
Valeu Pedro por esse comentário tão simpático!!!!!!!!!!!!!!!!!! Seja bem vindo no Conexão África!!!!!!!!!!!!!! Stéphanie
Olá fico feliz em ver e saber que esse blog é sem fronteiras. E viva a mãe África, mãe da maioria do povo brasileiro. Abraços a todos.
Valeu Sebastiana! Viva a mãe África, a mãe do povo brasileiro com certeza!
Boa noite
Gostaria de dizer que gostei muito do seu blog, e queria saber se eu poderia compartilhar alguns de seus posts no meu blog.
Muito obrigada Samara, pode compartilhar com muito prazer! Qual é o seu blog?
Meu blog é o http://www.welcome-to-mom-africa.tumblr.com
Muito obrigado por responder, e por autorizar a compartilhamento (:
É verdade, sem a África não existiria o Brasil, resgatar a dignidade desse povo é dever de todo o povo brasileiro.
Com certeza Sebastiana! E muito importante! No quotidiano, o tempo todo.
Em 2012 li uma frase muito linda de Makota Valdina que dizia o seguinte: “Eu não sou descendente de escravos, eu descendo de seres humanos que foram escravizados”. Me marcou profundamente. Fico muito triste quando ouço as pessoas dizerem os escravos que vieram da África. Abraços a todos.
Olá Stephanie, aqui é Marcílio, participei (com flauta)do Concerto no Café Épico há um mês mais ou menos onde nos conhecemos, lembra? Por fim estou nesse momento visitando o Blog, ouvindo uma linda música de Moçambique. Muito obrigado.
Valeu Marcilio!!! Eu me lembro bem de você, um ótimo músico! Inclusive, aquela noite Preta do Bapt esta uma maravilha!!!! Seja bem vindo no Conexão África!!!!
Sou grande admiradora dessa cultura, e fiquei muito feliz ao ler sobre o projeto Conexão África, divulguem maisssss, muita gente merece encontrar esse blog também.
Parabéns☺
Muito obrigado Eloiza!
Se você quiser nos ajudar a divulgar, esta bem vinda Eloiza!!!!!
Feliz de ter contato de novo, e ver que a Conexão África está a todo vapor! Parabéns a todos idealizadores desse projeto.
Obrigada Sebastiana!!!!